Topo da página

Estudos Ambientais

Disciplinas ofertadas na linha de Pesquisa - Estudos Ambientais

PRODUÇÃO E GESTÃO DE PAISAGENS

Cód. 002
* Carga Horária: 60
* Créditos: 4.0
 
Ementa
A produção da natureza. Conceitos de natureza e paisagem segundo a fenomenologia. Paisagens do Cerrado e os impactos ambientais no contexto da percepção. Métodos perceptivos de paisagens. Conceitos de Cerrado e subunidades fitofisionômicas. Paisagens do Cerrado e conflitos perceptivos. Manifestações topofílicas sobre paisagem do Cerrado. Estudo geográfico de paisagens e da biodiversidade do Cerrado. Aspectos da romantização das paisagens. Aspectos da taxonomia das paisagens. Estudos de Caso.
 
 GESTÃO REGIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS
Cód. 006
* Carga Horária: 60
* Créditos: 4.0
 
Ementa
Aspectos teóricos e metodológicos na abordagem sobre recursos hídricos. Política Nacional de Recursos Hídricos. Processos de gestão dos recursos hídricos. A bacia hidrográfica como unidade de gestão territorial. Os comitês de Bacia e a defesa dos recursos hídricos. Poluição e contaminação dos recursos. Formas de exploração regional: Uso do solo-ocupação do solo, uso múltiplo das águas e suas derivações ambientais. O planejamento e a gestão do solo e das águas em microbacias hidrográficas.
 
QUALIDADE E USOS DA ÁGUA
Cód. 008
* Carga Horária: 60
* Créditos: 4.0
 
Ementa
Importância do estudo da água. Propriedades e características da água. Classificação das águas. padrão de potabilidade. O ciclo hidrológico e a distribuição de águas doces no planeta. Ecossistemas aquáticos. Usos múltiplos das águas superficiais e subterrâneas. A deterioração dos suprimentos de água e dos mananciais: A crise da água. A situação atual dos recursos hídricos no Brasil: distribuição, usos múltiplos, impactos e desafios. Métodos de purificação de águas poluídas. Água e economia. Água no terceiro milênio: perspectivas e desafios.
 
 HISTÓRIA ECOLÓGICA DO CERRADO
Cód. 010
* Carga Horária: 60
* Créditos: 4.0
 
Ementa
Proporcionar a oportunidade de discutir questões fundamentais sobre a ecologia do Cerrado: idéias pioneiras, origem, os diferentes conceitos, o clima e solo, os estresses ambientais, as hipóteses propostas para explicar sua ocorrência e seu gradiente fisionômico, a riqueza e a diversidade de sua flora. Distribuída da flora na região, as adaptações das plantas aos estresses impostos pelo fogo e pela seca, as ameaças antrópicas e as maneiras pela qual o Cerrado pode ser preservado.
 
 POLÍTICAS PÚBLICAS DE MEIO AMBIENTE: gestão e sustentabilidade dos recursos naturais
Cód. 012
* Carga Horária: 60h
* Créditos: 4.0
 
Ementa
Política ambiental no Brasil. Políticas e programas setoriais de meio ambiente. Descentralização do processo de gestão das políticas públicas de meio ambiente. O papel dos entes federados. Sociedade e meio ambiente. Sustentabilidade ambiental e políticas públicas de meio ambiente. Gestão regional dos recursos naturais e conservação do Bioma Cerrado.
 
 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cód. 014
* Carga Horária: 30h
* Créditos: 2.0
 
Ementa
As identidades humanas e os diferentes níveis de realidade. O pensamento complexo: ordem, desordem, organização/sistema e que levam a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Breve abordagem sobre o processo de evolução sócio-econômica da humanidade. Abordagem histórica da questão ambiental e da Educação Ambiental: definição, legislação e conceitos. Os parâmetros curriculares e a educação ambiental. PRONEA – Programa Nacional de Educação Ambiental. Sistemas Complexos: concepção de meio ambiente e problemas ambientais. Aspectos Internacionais, Nacionais e Locais. A educação ambiental no processo de planejamento.
 
 O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS EM GEOGRAFIA
Cód. 019
* Carga horária: 60h
* Créditos: 4.0
 
Ementa
Compreender os sistemas de projeções cartográficas, a cartografia temática e Cartografia digital associado aos conceitos básicos de sensoriamento remoto (SR), sistemas de posicionamento por satélites artificiais (GPS) e georreferenciamento. Voltados para a elaboração de produtos cartográficos analógicos e digitais.
 
 SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL APLICADA A IMPACTOS AMBIENTAIS
Cód. 021
*Carga Horária: 60h
*Créditos: 4.0
 
Ementa
Conceitos sobre simulação computacional. Desenvolvimento de modelos empíricos e/ou fenomenológicos. Simulação de impactos ambientais. Principais técnicas computacionais utilizadas para a simulação de impactos ambientais. Identificação de possíveis condições otimizadas. Estudos de casos.